
SETEMBRO é tempo de conscientização!
Cuidar da saúde mental não é mais uma questão opcional, é essencial porque, afinal, sua falta causa somatização e problemas reais em várias esferas da vida.
A saúde mental é como um ponto cego para a maioria das pessoas e a gente só olha pra ela quando ela nos derruba. Poucos sabem dizer honestamente como estão em relação a questões que lhes são mais sensíveis. A maioria das pessoas foge dessas questões porque, afinal de contas elas são chatas, são problemas que, de alguma forma a gente aprendeu a deixar pra lá, a gente consegue seguir em frente e ignorar. Lembrar e falar sobre isso parece tortura. Mas a verdade é que liberta e ensina a crescer!
Muitos problemas mentais começam com um desconforto, com a insistência em conviver com algo ou alguém que não nos faz bem, uma situação que parece banal, mas que para a qual não temos ainda estrutura emocional suficientemente capaz para lidar. Isso nos machuca!
Mas um machucado emocional não é visível para qualquer um, mesmo assim, se não cuidar bem, e logo, ele piora. Sabe aquela feridinha que infecciona? Era pequena e você descuidou. O emocional é assim também. O melhor remédio é o autocuidado e, para isso é preciso autoconhecimento.
A saúde mental, o estado emocional e a somatização
Quão grave pode ser uma ferida emocional? Nos piores casos, pode ser fatal. Nos casos menores, ela tira o brio, o brilho, tira a felicidade de momentos em que antes ela estaria presente.
Não negligencie os avisos do teu corpo. Os desconfortos emocionais são mecanismos de defesa do sistema nervoso primitivo para indicar que esse caminho não é bom pra você. Se você insistir em seguir por ali, vai ter que lutar contra o sistema nervoso tentado te proteger. É o que chamamos de somatização, e isso pode doer.
Setembro AMARELO é tempo de conscientização
SETEMBRO é tempo de conscientização, é, mais do que nunca, hora de conversar, de fazer uma autoanalise e se perguntar se você está sendo gentil consigo ou está se forçando a trilhar caminhos nocivos. Uma ajuda pode vir de quem te conhece e quer bem ou do olhar profissional de um bom terapeuta. Converse com alguém.
Cuide-se bem! E cuide dos seus.
