O que é sororidade?
Sororidade é erguer a cabeça quando uma de nós levanta a voz, porque a força e liberdade de uma, fortalece e liberta outras.
Outras mulheres lutaram por todas nós! E é importante não esquecermos dos tantos direitos que nos foram e ainda são negligenciados.
Lembremo-nos umas às outras, isso é sororidade!
Sororidade é um sustentáculo da sociedade. Uma trama, uma rede de apoio entre mulheres, que sempre existiu e que ecoará pela eternidade.
Porque é da nossa natureza a empatia e a sensibilidade, a criação e a vulnerabilidade. E longe de serem fragilidades, essas características são fortalezas da condição humana.
Hoje vivemos em uma sociedade doente porque nos fizeram esquecer dessa humanidade, do que nos une.
Sororidade é apoiar e acolher, é ouvir e deixar falar outra mulher. É socorrer sempre que a VIDA precisar, é lembrar que a VIDA depende de todas nós!
Origem e significado da palavra sororidade
A palavra sororidade ganhou mais visibilidade no país a partir do Big Brother Brasil em 2020, quando a participante do reality, Manu Gavassi, usou o tema para justificar um voto para o paredão. Na ocasião, o episódio fez aumentar em 250% as buscas pela palavra no Google. Poucas pessoas tinham ouvido o termo até então.
Mas talvez você tenha conhecido o conceito de sororidade primeiro pelo masculino da palavra. Fraternidade! Sim, fraternidade tem o mesmo sentido de sororidade, mas é uma expressão masculina e designa o afeto e a relação de irmandade entre homens. Tem sua origem no latim frater que significa “irmão”.
Sororidade também tem sua origem no latim e vem de soror que significa “irmã”. Em suma, e em ambos os termos o significado é de irmandade, é a relação afetuosa, cuidadosa e generosa entre as pessoas.
A expressão fraternidade ganhou relevância primeiro na França, logo após a Revolução Francesa (1789). O movimento que defendia os lemas “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” também abriu espaço para o início das lutas feministas. E foi nesse contexto que teria então surgido a expressão sororidade.
As lutas feministas também são tema de matéria aqui no blog. Para saber mais sobre o feminismo, acesse https://www.instagram.com/p/CKhXNSFFmCq/
Deturpação e mal-entendido sobre a sororidade
Muitas pessoas explicam o termo sororidade como pertencente às lutas feministas, e embora o sentido de apoio e irmandade entre as mulheres seja presente nos movimentos feministas, o termo sororidade não limita sua existência ao contexto feminista. Outros falam que a sororidade visa extinguir a rivalidade entre as mulheres. Mas embora a ideia de sororidade de fato seja um antídoto contra essa rivalidade, isso não define, nem explica o conceito.
A sororidade não surgiu para combater algo, para acabar com a animosidade entre as mulheres ou para defender seus direitos. Assim como a fraternidade é um valor em si e, como valor tem consequências positivas, a sororidade também. Sororidade não é um movimento, mas um sentimento. Sempre existiu, independente do momento histórico da sociedade, assim como a fraternidade.
A Revolução Francesa levantou a bandeira da fraternidade, defendendo o tema como um valor para a construção de uma melhor sociedade. Sororidade é da mesma natureza, é um valor que precisa ser defendido e relembrado para não ser esquecido e que contribui para uma sociedade melhor.
O intuito aqui não é desmerecer o valor dado a sororidade pelos movimentos feministas e no que tange a rivalidade entre as mulheres, mas deixar claro seu valor intrínseco. A sororidade é ainda uma palavra estranha usada muitas vezes em contextos polêmicos, mas com significado sensível e tão antigo quanto o sentimento de irmandade, ou seja, talvez tão antigo quanto a própria humanidade.
Patrícia Krüger
